fbpx

Sete Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja

Como criar um ministério de comunicação na igreja é o desejo de todo pastor que entende a importância desse departamento para a divulgação do evangelho nas mídias sociais. Porém, sabemos que nem toda igreja dispõe de recursos financeiros para investir em comunicação. A boa notícia, é que você pode começar com os recursos que tem em mãos e aos poucos ir aperfeiçoando a comunicação da sua igreja. Quer saber como? Confira as dicas que preparamos para você 👇

1 – Comece entendendo o que é o ministério de Comunicação 🗣️

Nesses anos de caminhada, tenho percebido uma confusão no entendimento do que significa ser um ministério de comunicação. Muitas igrejas utilizam esse recurso apenas para a divulgação dos eventos, na publicação de fotos da comunidade e para a transmissão dos cultos online. Porém, o ministério de comunicação é muito mais abrangente do que isso, e se for bem estruturado, pode trazer excelentes resultados para a congregação.

O ponto principal é entender que o ministério de comunicação não é algo meramente local, embora também atenda as demandas internas da igreja. Mas ele é o departamento responsável por compartilhar a mensagem de Cristo com o mundo, utilizando-se de todos os recursos e estratégias disponíveis na comunidade de fé.

2- Qual a finalidade do Ministério de Comunicação 📢

Após o advento das plataformas colaborativas em 2004, tornou-se possível o acesso e compartilhamento de conteúdos por qualquer pessoa nas mídias sociais. Os smartphones ampliaram ainda mais o acesso às ferramentas digitais e as igrejas passaram a utilizá-las como um canal de propagação do evangelho.

Muitas funções que antes não existiam, começaram a fazer parte da vida ministerial, como: o responsável pela transmissão do culto, o editor de vídeos, o câmera, o produtor de conteúdos, o designer gráfico, o copywriter, o social media, etc.

livro o cristão nas mídias sociais
Quero reservar meu exemplar

A maioria das igrejas já contempla essas funções na sua grade de ministérios, mas o que se percebe ainda é que não há sinergia entre elas. Cada componente trabalha exaustivamente para dar conta de uma série demandas operacionais e a parte estratégica da comunicação – que é a mais importante -, acaba ficando comprometida.

Para que um ministério seja bem sucedido é necessário um planejamento de marketing, que contemple os objetivos da igreja e as ações que serão executadas para se chegar aos resultados desejados. Nesse caso, os componentes do ministério de comunicação passa de apenas replicadores de conteúdo, para criadores de conteúdos estratégicos e intencionais.

3- Como é composto o ministério de comunicação 👥

Embora algumas funções sejam essenciais na formação de um ministério de comunicação, não existe uma regra para essa composição, podendo variar de acordo com a necessidade de cada congregação. Mas, para começar é importante ter algumas pessoas responsáveis por gerenciar as atividades-chave do departamento.

Dentre as principais funções, é importante que a igreja disponha de um coordenador do ministério de comunicação, um social mídia (que é a pessoa responsável por gerenciar as mídias sociais), um fotógrafo, um câmera, um editor de vídeos e um designer gráfico.

Nem sempre a estrutura de uma igreja contempla essa quantidade de pessoas disponíveis para trabalhar no ministério, o que acaba gerando acúmulo de funções na equipe. Mas, uma boa solução para a igreja que não dispões de tantos voluntários, é contratar uma empresa especializada em comunicação cristã para ajudar nas demandas do ministério.

4- Como Começar um Ministério de Comunicação na igreja 🏁

O ministério de comunicação tornou-se parte fundamental na vida das igrejas. Dessa forma, é muito importante que ao iniciá-lo, haja um consenso da liderança sobre os objetivos que se espera alcançar com esse departamento. Definir a situação atual e onde se deseja chegar vai ajudar na hora de elaborar as estratégias de comunicação e as ações para se atingir esses objetivos.

Outro ponto que considero importante no início dessa jornada é a assessoria de um profissional de comunicação para auxiliar em todo o processo, até que a igreja se estabeleça e obtenha uma equipe capacitada para executar as ações pré-estabelecidas no planejamento.

5- Como o Ministério de Comunicação pode Impactar no Mundo 🌍

O quinto passo que considero um dos mais importantes é pensar em como a sua igreja pode impactar no mundo. Quais serão as estratégias de comunicação que vai empregar para anunciar o Reino de Deus no ambiente digital? Imagine quantas vidas poderão ser alcançadas com a sua mensagem?

Sabemos que não há limite territorial quando se trata de internet e todos nós temos acesso a essa ferramenta poderosa de interação com o mundo. Temos diante de nós um campo fértil para anunciar o amor de Deus por toda parte, basta usar os recursos digitais com estratégia e sabedoria a fim de que muitos conheçam a Cristo.

6- Investimento na Capacitação Técnica da Equipe 🫰

Alguns acreditam que precisam de muito dinheiro para começar um ministério de comunicação, mas posso garantir que isso não é verdade. Mais importante que equipamentos caros é a criatividade concedida por Deus para a elaboração de mensagens inspiradas pelo Espírito e que causarão um impacto positivo na vida daqueles que tiverem contato com elas.

Na bíblia é possível observar muitas estratégias de comunicação que foram utilizadas desde os tempos antigos e que ainda hoje são eficazes para o engajamento das pessoas com a mensagem.

Porém, é necessário destacar que isso não é motivo para nos acomodar e conduzir o ministério de qualquer jeito. Precisamos buscar a excelência naquilo que fazemos para o nosso Deus. Investir em equipamentos de qualidade e na capacitação da equipe com treinamentos que os direcionem para produzir uma comunicação cada vez mais intencional e com objetivos claros.

Nós podemos ajudá-lo a elaborar esse planejamento de comunicação, desde o início da sua ideia até a publicação dos conteúdos nas mídias sociais. Não se preocupe se você não sabe nem por onde começar, pois na primeira assessoria conosco, já é possível vislumbrar uma igreja frutífera no ambiente digital.

7) Mídias Sociais Como um Instrumento de Evangelização ❤️‍🔥

Por fim, o sétimo passo para criar um ministério de comunicação é ter a consciência de que a missão da Igreja de Cristo é anunciar o Reino de Deus para todas as pessoas de todos os lugares. Se a sua igreja ainda usa as mídias sociais somente para divulgar a agenda dos eventos ou transmitir os cultos no domingo a noite, está deixando de aproveitar todo o potencial que as mídias sociais oferecem.

É necessário criar um planejamento de conteúdos e investir em mensagens direcionadas para as necessidades das pessoas. O mundo está doente, as pessoas cada vez mais perdidas com tantas notícias ruins e que tiram a paz.

O cristão que conhece o seu chamado, sabe que Jesus nos deixou as Boas Novas, a Palavra de esperança e o refrigério ao coração cansado. As igrejas precisam se abrir para o mundo, parar de focar regionalmente e ampliar a mensagem para os confins da terra.

Se você gostou desse artigo e deseja ler cada um desses tópicos com mais profundidade, indico o e-book Sete Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja. É gratuito e você pode baixar clicando aqui.

Que Deus abençoe!

Facebook Comments
Aprenda como começar a usar as mídias na evangelização!

Aprenda como começar a usar as mídias na evangelização!

Baixe o e-book Guia de Evangelização nas Mídias Sociais

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

vandamachado
vandamachado

Vanda de Souza Machado é cristã, publicitária de formação, mestre em comunicação social e life coach. Trabalhou no marketing corporativo por mais de 15 anos e hoje dedica-se ao empreendedorismo digital. A autora entende que o ambiente digital é um espaço fértil para anunciar a palavra de Deus e acredita que cada cristão pode ser um meio em potencial para que isso aconteça voluntariamente. Em seus livros e cursos ela ensina como criar um ministério digital com o auxílio de ferramentas do marketing e da comunicação social.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *