O ministério de comunicação na igreja precisa ser estratégico

O ministério de comunicação é um setor indispensável na vida da igreja do presente século. Cada vez mais a liderança cristã têm investido na profissionalização desse departamento, uma vez que o evangelho nunca esteve tão exposto nas mídias sociais como nos últimos tempos.

A questão hoje nem é mais discutir a importância do ministério de comunicação nas igrejas. Mas, em como criar um departamento capaz de transmitir a mensagem do evangelho utilizando-se dos recursos midiáticos disponíveis e que venha gerar resultados tangíveis para o Reino.

Quando o objetivo com a comunicação é obter resultados, ou seja, ver os frutos do trabalho no caminhar da igreja. Então, a comunicação precisa ser estratégica. Isso quer dizer que, não basta eleger uma pessoa responsável pela publicação de avisos nos murais da comunidade ou redes sociais.

O ministério de comunicação precisa pensar na “jornada da mensagem”

É fundamental a construção de um departamento estratégico, que pense em toda a jornada da mensagem, que vai desde o conteúdo entregue àquele que nunca ouviu falar de Jesus percorrendo todo o caminho até chegar no cristão mais maduro na fé.

Percebe como é muito mais profundo do que operar programas gráficos e manusear aplicativos sociais? É sobre isso que trato no curso de comunicação que fiz exclusivamente para igrejas, o método I.D.E. O ministério de comunicação precisa ser estratégico tanto para dar conta das demandas internas da igreja quanto para cumprir com seu papel missionário no ambiente digital.

O uso da estratégia na comunicação é um atributo divino.

Quando falamos de comunicação estratégica, não significa que descobrimos a fórmula mágica para lotar a igreja de membros. Esse pensamento é um equívoco, pois sabemos que o arrependimento é fruto da ação do Espírito Santo em nós e o ganhar vidas para Jesus é consequência de uma vida de oração e intimidade com Deus.

A comunicação estratégica funciona como uma ferramenta para adequar a mensagem do evangelho ao meio que será o fio condutor até que chegue ao público alvo, sem ruídos.

comunicação cristã
esquema simples da comunicação cristã nas mídias sociais

A comunicação estratégica faz parte da nossa essência desde os tempos primórdios. Lemos e estudamos a bíblia sagrada quase que diariamente, mas passamos por despercebido nas estratégias que Deus usou para proliferar a sua Palavra até chegar em nossos dias.

Deus nos ensina como proceder para atingir o alvo da mensagem

Gosto de algumas passagens que me inspiram a praticar a comunicação social na igreja com convicção de que é propósito do Senhor que todos façamos um bom uso dos recursos que ela nos possibilita. A bíblia está recheada de histórias em que a comunicação estratégica esteve presente. Quero compartilhar algo simples e tão explorado pelo mundo do marketing, mas que consta em Deuteronômio 6, vejamos:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Deuteronômio 6:5-9

Deus diz ao povo pra gravar a palavra dele no coração dos filhos. Mas, pensando numa época de recursos tão escassos como foi naquele tempo, como seria possível fazer isso se tornar realidade? quais recursos utilizar? daí vem a estratégia divina:

1) COMUNICAÇÃO VERBAL:

Fale a todo tempo, em todo lugar, sentado ou andando pelo caminho. Fale sobre a Palavra até que memorizem. Nós seres humanos aprendemos por repetição, portanto, fale, fale, fale!

As publicidades fazem isso o tempo todo com seus comerciais. Repetem, repetem até que memorizamos a sua mensagem e como resultado de que realmente absorvemos a informação, vamos ao shopping e fazemos exatamente aquilo que ela nos influenciou: compramos os seus produtos.

2) COMUNICAÇÃO VISUAL:

Escreva nas portas, nos batentes e nos portões. A mensagem falada quando associada à ilustração tem uma maior absorção do conteúdo. Isso também é perceptível nas redes sociais. Experimente postar o mesmo conteúdo somente em formato texto e depois texto com imagem. O envolvimento com a postagem é muito mais expressivo no segundo caso.

3) VÍNCULO EMOCIONAL:

Não só comunique, mas gere vínculo afetivo com o receptor da mensagem. No contexto de Levíticos, era expresso nos braços e testa. Faz parte do ser humano querer incorporar aquilo que ama. As grandes marcas tem investido nas publicidades não mais para simplesmente ganhar consumidores, mas para gerar amante da marca, os lovemarks. A fidelidade é tanta que muitos chegam a tatuar o símbolo da marca no próprio corpo como demonstração de amor.

Portanto, ser estratégico na comunicação é uma virtude divina e não há o menor problema em escolhermos os meios compatíveis para que a mensagem do Senhor seja melhor absorvida.

O ministério de comunicação então, entra como um facilitador nesse processo. Sua função no Corpo é ajudar os demais ministérios a pensar em COMO fazer a mensagem chegar ATÉ o público desejado. Ou seja, qual meio, qual linguagem, quais recursos necessários etc.

Ter um ministério de comunicação estratégico parece algo difícil de ser alcançado e distante da realidade cristã, que na sua maioria, conta com a AJUDA VOLUNTÁRIA de pessoas dispostas em servir ao Senhor, atendendo a demanda dos trabalhos internos. Porém, a boa notícia é que você já pode contar com a assessoria de profissionais cristãos especializados e que te ajudarão a criar um plano estratégico de comunicação desde a concepção da ideia até a sua implantação.

O tempo em que o ministério de comunicação era só um reprodutor de anúncios ficou para trás. Igrejas do mundo todo estão fortalecendo esse ministério para enfrentar os desafios que virão nos próximos anos.

A reciclagem da liderança cristã é fundamental e necessária para aqueles que desejam acompanhar os avanços da igreja no ambiente digital, pois é nele que a está voltada a atenção das pessoas desta geração.

Se você gostou desse tema e deseja continuar se aperfeiçoando em comunicação cristã. Baixe gratuitamente os e-books que ensino como você pode começar esse processo no seu ministério.

BAIXAR E-BOOKS:

E-BOOK GUIA DE EVANGELIZAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

E-BOOK 7 PASSOS PARA CRIAR UM MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO NA IGREJA

Clique aqui para receber atendimento no whatsapp

Você deseja receber assessoria em comunicação para a sua igreja ou projeto evangelístico? é simples, basta clicar no botão ao lado e será direcionado para o meu WhatsApp.

Que Deus abençoe!

Facebook Comments

Baixe o e-book "7 passos para CRIAR um MINISTÉRIO de COMUNICAÇÃO na IGREJA"

3 Comentários

  1. Pingback: Como Criar um Ministério de Comunicação na Igreja - Cristão na Mídia

  2. Pingback: Culto online - Saiba o que fazer para a igreja não parar em tempos de COVID-19 - Cristão na Mídia

  3. Pingback: A comunicação do IDE nas mídias sociais - até os confins da terra - Cristão na Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *