Como Criar um Ministério de Comunicação na Igreja

Você reconhece o quão importante é o departamento de comunicação em tempos de mídias sociais, mas o que você não sabe é como criar um ministério de comunicação na igreja? Saiba que você não está sozinho nessa!

Existem muitos líderes que sonham em expandir a obra missionária na internet, mas que não o fazem porque não possuem o conhecimento técnico necessário que esse trabalho demanda. Outros simplesmente começam um ministério de comunicação no improviso, só para garantir a presença da sua congregação nas redes sociais.

Criar um ministério de comunicação na igreja não é algo tão simples assim, que você escolhe duas pessoas qualquer e pronto, “bora pra rede!“. O ministério de comunicação é algo mais profundo, que demanda investimento de tempo e planejamento para que de fato todo o trabalho produzido (e que não é pouco), venha gerar os resultados esperados.

Crie o ministério de comunicação baseado nesses três pilares

Antes de qualquer atitude, pense que esse ministério é tão espiritual quanto os demais. Toda estratégia e criatividade para produzir material evangelístico vem do Senhor. Acredite! Porém, existem três pilares em que a comunicação cristã precisa estar fundamentada:

1- Conhecimento bíblico

Sim!!! a bíblia DEVE ser a referência pra toda estratégia estabelecida pelo ministério de comunicação. Embora ela tenha sido escrita num tempo bem diferente do nosso, ela é recheada de estratégias criativas de comunicação, que inclusive são utilizadas pelo mundo do marketing, tamanha eficiência.

2- Conhecimento teórico

Sim também! não somos amadores, somos filhos do Senhor da Palavra, o Deus que tudo criou através do verbo. O mestre dos discursos mais poderosos e o Senhor do relacionamento pessoal. Entender as teoria da comunicação social só vai ampliar o seu campo de visão sobre a grandeza da comunicação cristã.

Portanto, não abra mão de conhecer as estratégias da comunicação social ou marketing digital. Elas serão fundamentais na hora de planejar a jornada do convertido. Ou seja, qual estratégia ideal para levar a mensagem de salvação – através das mídias – até o público alvo.

3- Conhecimento técnico

O terceiro pilar é a técnica. Se tem algo muito bom que as tecnologias digitais nos propiciou foram os inúmeros aplicativos sociais que nos permitem criar artes, vídeos e áudios através dos celulares. Porém, em se tratando de um ministério de comunicação, é importante profissionalizar o conteúdo. E para isso, você vai precisar investir um tempo estudando os programas gráficos essenciais para edição de vídeos e imagem, entender de equipamentos para gravação dos vídeos e áudio etc.

Criar um ministério de comunicação é um processo

Percebe que a implantação de um ministério de comunicação é um processo? Qualquer um que não tenha em mente esses critérios, terá apenas um improviso e nós sabemos que nosso Deus é zeloso e certamente espera de nós a nossa melhor oferta de amor.

É preciso se aperfeiçoar, criar um roteiro para a implantação do ministério e partir pra ação. Não se preocupe, seguindo um passo a passo você vai conseguir realizar o sonho de ter sua igreja presente nas mídias sociais e melhor do que isso, sentirá muita alegria no coração quando os resultados do seu trabalho começar a chegar através de mensagens e depoimentos de pessoas que foram tocadas pelo seu conteúdo.

Está pronto para começar? então vamos lá:

Começe entendendo como funciona um ministério de comunicação. O e-book “7 Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja” traz bastante informação sobre isso e vai ajudá-lo a entender o que é preciso para iniciar um departamento de comunicação a partir do zero. Se preferir, pode ouvir o áudio-book em podcast ou baixar o livro digital e ler no seu celular.

e-book 7 passos para criar um ministério de comunicação na igrea
BAIXE AQUI

  • Levante pessoas na sua congregação que se interessam em servir nesse ministério;
  • Invista em cursos de capacitação técnica como o Método I.D.E. que vai ajudá-lo na construção e implantação de um projeto de comunicação, mesmo sem ter o conhecimento acadêmico sobre o assunto. Outros cursos serão necessários caso a sua equipe não tenha nenhum conhecimento em programas gráficos e edição de vídeos.

  • Crie um manual de comunicação com todas as estratégias que deverão ser seguidas pelos voluntários;
  • Tenha uma rotina de reuniões e discipulado com os voluntários alinhando a Palavra de Deus com os objetivos do ministério de comunicação.

Se necessário, convide profissionais especializados de comunicação para ministrar treinamento com a equipe;

Você pode continuar obtendo mais conteúdos como esse baixando os e-books abaixo que disponibilizo gratuitamente para meus leitores: “Guia de Evangelização nas Mídias Sociais” e também “7 Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja”.

Se preferir, ouça os livros em áudio:

Clique aqui para receber atendimento no whatsapp

Se após essas dicas você ainda precisar de uma assessoria em comunicação para mídias sociais, pode me chamar no WhatsApp, ok?

Que Deus abençoe!

Facebook Comments

Baixe o e-book "7 passos para CRIAR um MINISTÉRIO de COMUNICAÇÃO na IGREJA"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *