Culto online – Saiba o que fazer para a igreja não parar em tempos de COVID-19

O culto online certamente é a melhor solução para a igreja não parar nesse tempo de reclusão, em que todas as atividades presenciais foram suspensas como medida de contenção na proliferação do vírus COVID-19.

Infelizmente, sabemos que muitas igrejas ainda não haviam se preparado para algo assim. Quem poderia imaginar que de repente, um ser invisível mudaria toda a dinâmica da vida em sociedade, inclusive da igreja?

Enfim, essa é uma triste realidade, mas que vamos enfrentá-la tendo bom ânimo (Jo.16:33) e buscando no Senhor estratégias para não deixar que o Corpo enfraqueça.

No artigo “O ministério de comunicação na igreja precisa ser estratégico” eu falo mais sobre o uso das estratégias na igreja e chegou o momento de colocarmos em prática o que já vínhamos instruindo, a fim de que a igreja permaneça unida no mesmo propósito que é espalhar as boas novas por toda terra.

O culto online é uma oportunidade da igreja sair das quatro paredes

Eu creio na frase que diz “toda crise também é uma oportunidade de crescimento”. Isso se encaixa perfeitamente para o contexto que estamos vivendo.

Muitas igrejas postergaram ao máximo a atuação nas mídias. Os motivos podem ser os mais variados, como: o medo do desconhecido, não confiar na eficácia da comunicação digital ou até mesmo por não ter o suporte necessário para a implantação de um ministério de comunicação na igreja.

O COVID-19 nos obriga apressadamente a aprender novos meios e formatos de como entregar a mensagem do Senhor para as pessoas. Não podemos abandoná-las à sorte, num momento de desespero sem receber uma palavra de encorajamento.

É hora da igreja se posicionar nas mídias e explorar todos os recursos possíveis para que não falte o alimento espiritual a ninguém. Se não podemos nos reunir e o único meio que temos disponível é o online, então vamos usá-lo com estratégia e sabedoria.

Como Planejar o culto online?

Existem várias maneiras de fazer o culto online acontecer. Antes de qualquer decisão, faça uma reunião com a liderança (vídeo conferência) a fim de decidir como se dará essa nova dinâmica do culto.

Você pode utilizar aplicativos como Skype, Zoom meeting ou Hangouts Meet para fazer essa vídeo conferência. Alguns aplicativos permitem fazer uma vídeo chamada para até 250 pessoas.

Nessa reunião defina:

  1. Objetivo: O que a sua igreja espera do culto online? Qual o propósito? Fazer culto aberto ao público ou somente para a comunidade de fé? Lembre-se que essa é uma oportunidade da igreja se posicionar diante da pandemia com uma palavra de consolo e refrigério para a sociedade em geral.
  2. Meio: Qual o meio ou mídia que usará para levar a mensagem até os lares (Facebook, Youtube, Instagram, Whatsapp, Skype, Hangouts Meet ou outro aplicativo);
  3. Formato: Qual o formato do culto? Gravação em vídeo ou transmissão ao vivo? É importante frisar que as transmissões ao vivo são muito mais queridas por parte dos usuários das redes sociais e por conta disso, o alcance orgânico acaba sendo superior aos demais.
  4. Dirigente: Quem será o responsável pelo culto? palavra, louvor, etc. É importante que o culto seja dirigido por pessoas da mesma casa.
  5. Como será esse culto? Um, dois, três louvores seguido pela palavra e oração no final?
  6. Horário: Definir o horário do culto online e informar à comunidade por meio de mensageiros (whatsapp, Telegram), ligação telefônica para os irmãos que não utilizam o mensageiro e também nas redes sociais da igreja;
  7. Avisos: Lembre-se de incluir na liturgia do culto os avisos para deixar os irmãos cientes de toda a atuação da igreja e inclusive, como proceder em caso de ofertório, dízimos e atendimento pastoral.

Como transmitir o culto online

Existem diversas formas de se fazer o culto online, mas como estamos diante de uma situação de crise, a melhor opção é a mais simples, pois não demanda tanto conhecimento técnico. Você só vai precisar de um bom celular e internet.

Veja a seguir qual das opções melhor atende à sua necessidade:

1- Gravação em vídeo:

  • Elabore um roteiro antes com a mensagem que será pregada, os louvores que serão entoados com o auxílio de um violão ou qualquer outro instrumento. Faça a leitura da mensagem várias vezes para não gaguejar diante da câmera.
  • Para gravar, utilize o celular na posição horizontal (1280×720) e coloque-o fixo num cavalete de frente para o cenário que escolheu previamente para a gravação.
  • Observe o seu enquadramento na tela do celular e procure preencher toda a tela com o seu corpo. Ideal que seja da cintura pra cima.
  • Preste atenção na linguagem que será empregada. Lembre-se que se escolher transmitir o culto publicamente, haverão outras pessoas, inclusive não crentes, que poderão assistir ao culto online. Portanto, opte por uma linguagem mais corriqueira e de fácil entendimento.
  • Escolha um local da casa que tenha uma excelente iluminação natural e pouco barulho.
  • Após gravar o culto, envie o arquivo pela “nuvem” para algum irmão editar; Você pode utilizar o Google Drive, Dropbox ou mesmo o Wetransfer para a transferência de arquivos. *Nada de contato físico!
  • Na edição pode ser enviado o vídeo da pregação feito pelo pastor e o louvor por outra pessoa. Assim, dá para trabalhar um vídeo mais dinâmico.
  • Depois do vídeo editado, baixe-o na rede social da igreja. Algumas mídias sociais permitem programar a publicação para a data e hora desejada (Facebook e Youtube).
  • Incentive os membros a compartilhar o culto online no momento em que estiver sendo transmitido. Isso fará com que muito mais pessoas possam receber a palavra do Senhor.
7 passos para criar um ministério de comunicação na igrea
CLIQUE PARA BAIXAR E-BOOK

2- Transmissão ao vivo nas redes sociais

  • Siga os mesmos passos acima, porém ao invés de gravar e editar o vídeo, sua apresentação será ao vivo.
  • Você precisará entrar na página da igreja e em publicação escolher a opção “ao vivo”.
  • É importante que ao entrar ao vivo você demore um pouco para começar pra valer (cerca de uns 2 minutos), até todos estarem conectados, pois existe a questão dos atrasos na recepção de dados (coisas da internet).
  • Minha sugestão é que ao entrar ao vivo, utilize esses minutos para receber as pessoas. Vá dando as boas vindas aos que estão online, peça para compartilhar a transmissão na sua página ou convidar outras pessoas para assistir o culto simultaneamente. Apresente-se e inicie com um louvor.
  • Enquanto ministra a palavra, pergunte, interaja com sua audiência. Peça para deixar um comentário, alguma dúvida que poderá ser respondida no final da mensagem.
  • Quando finalizar a transmissão ao vivo do culto online, não esqueça de salvar a publicação para que as pessoas possam visualizar depois.

3- Culto por Vídeo conferência

Caso a sua igreja não queira tornar o culto público e decida por algo fechado, então a vídeo conferência é uma excelente opção. Você pode utilizar o Skype ou qualquer outro aplicativo de web meeting como o Zoom Meeting ou Hangouts Meet.

A vantagem desses aplicativos é que suportam até 250 pessoas online e é possível visualizar a face dos usuários durante a reunião.

O único inconveniente é que enquanto um fala, todos os demais precisam desligar os seus microfones, para que não tenha ruídos durante a transmissão. Mas os apps são intuitivos e fáceis de manusear.

Essa é uma excelente opção também para as reuniões nos lares (células) ou reuniões com a liderança etc.

Enfim irmãos, são essas as dicas que preparei com muito carinho para vocês e espero que possam ser úteis no seu ministério.

Creio que em breve essa tempestade vai passar e todos nós testemunharemos as maravilhas que o Senhor fez no dia em que as portas do templo fecharam para se abrir as portas das inúmeras possibilidades de evangelização nas mídias sociais.

Você pode continuar obtendo mais conteúdos como esse baixando os e-books abaixo que disponibilizo gratuitamente para meus leitores: Guia de Evangelização nas Mídias Sociaise também “7 Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja”.

Se preferir, ouça os livros em áudio:

Clique aqui para receber atendimento no whatsapp

Se após essas dicas você ainda precisar de uma assessoria em comunicação para mídias sociais, pode me chamar no WhatsApp, ok?

Que o Senhor nos abençoe e proteja!

Facebook Comments

Baixe o e-book "7 passos para CRIAR um MINISTÉRIO de COMUNICAÇÃO na IGREJA"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *