Você reconhece o quão importante é o departamento de comunicação em tempos de mídias sociais, mas o que você não sabe é como criar um ministério de comunicação na igreja? Saiba que você não está sozinho nessa!
Existem muitos líderes que sonham em expandir a obra missionária na internet, mas que não o fazem porque não possuem o conhecimento técnico necessário que esse trabalho demanda. Outros simplesmente começam um ministério de comunicação no improviso, só para garantir a presença da sua congregação nas redes sociais.
Criar um ministério de comunicação na igreja não é algo tão simples assim, que você escolhe duas pessoas qualquer e pronto, “bora pra rede!“. O ministério de comunicação é algo mais profundo, que demanda investimento de tempo e planejamento para que de fato todo o trabalho produzido (e que não é pouco), venha gerar os resultados esperados.
Crie o ministério de comunicação baseado nesses três pilares
Antes de qualquer atitude, pense que esse ministério é tão espiritual quanto os demais. Toda estratégia e criatividade para produzir material evangelístico vem do Senhor. Acredite! Porém, existem três pilares em que a comunicação cristã precisa estar fundamentada:
1- Conhecimento bíblico
Sim!!! a bíblia DEVE ser a referência pra toda estratégia estabelecida pelo ministério de comunicação. Embora ela tenha sido escrita num tempo bem diferente do nosso, ela é recheada de estratégias criativas de comunicação, que inclusive são utilizadas pelo mundo do marketing, tamanha eficiência.
2- Conhecimento teórico
Sim também! não somos amadores, somos filhos do Senhor da Palavra, o Deus que tudo criou através do verbo. O mestre dos discursos mais poderosos e o Senhor do relacionamento pessoal. Entender as teoria da comunicação social só vai ampliar o seu campo de visão sobre a grandeza da comunicação cristã.
Portanto, não abra mão de conhecer as estratégias da comunicação social ou marketing digital. Elas serão fundamentais na hora de planejar a jornada do convertido. Ou seja, qual estratégia ideal para levar a mensagem de salvação – através das mídias – até o público alvo.
3- Conhecimento técnico
O terceiro pilar é a técnica. Se tem algo muito bom que as tecnologias digitais nos propiciou foram os inúmeros aplicativos sociais que nos permitem criar artes, vídeos e áudios através dos celulares. Porém, em se tratando de um ministério de comunicação, é importante profissionalizar o conteúdo. E para isso, você vai precisar investir um tempo estudando os programas gráficos essenciais para edição de vídeos e imagem, entender de equipamentos para gravação dos vídeos e áudio etc.
Criar um ministério de comunicação é um processo
Percebe que a implantação de um ministério de comunicação é um processo? Qualquer um que não tenha em mente esses critérios, terá apenas um improviso e nós sabemos que nosso Deus é zeloso e certamente espera de nós a nossa melhor oferta de amor.
É preciso se aperfeiçoar, criar um roteiro para a implantação do ministério e partir pra ação. Não se preocupe, seguindo um passo a passo você vai conseguir realizar o sonho de ter sua igreja presente nas mídias sociais e melhor do que isso, sentirá muita alegria no coração quando os resultados do seu trabalho começar a chegar através de mensagens e depoimentos de pessoas que foram tocadas pelo seu conteúdo.
Está pronto para começar? então vamos lá:
Começe entendendo como funciona um ministério de comunicação. O e-book “7 Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja” traz bastante informação sobre isso e vai ajudá-lo a entender o que é preciso para iniciar um departamento de comunicação a partir do zero. Se preferir, pode ouvir o áudio-book em podcast ou baixar o livro digital e ler no seu celular.
- Levante pessoas na sua congregação que se interessam em servir nesse ministério;
- Invista em cursos de capacitação técnica como o Método I.D.E. que vai ajudá-lo na construção e implantação de um projeto de comunicação, mesmo sem ter o conhecimento acadêmico sobre o assunto. Outros cursos serão necessários caso a sua equipe não tenha nenhum conhecimento em programas gráficos e edição de vídeos.
- Crie um manual de comunicação com todas as estratégias que deverão ser seguidas pelos voluntários;
- Tenha uma rotina de reuniões e discipulado com os voluntários alinhando a Palavra de Deus com os objetivos do ministério de comunicação.
Se necessário, convide profissionais especializados de comunicação para ministrar treinamento com a equipe;
Você pode continuar obtendo mais conteúdos como esse baixando os e-books abaixo que disponibilizo gratuitamente para meus leitores: “Guia de Evangelização nas Mídias Sociais” e também “7 Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja”.
Se preferir, ouça os livros em áudio:
Se após essas dicas você ainda precisar de uma assessoria em comunicação para mídias sociais, pode me chamar no WhatsApp, ok?
Que Deus abençoe!
Aprenda como começar a usar as mídias na evangelização!
Baixe o e-book Guia de Evangelização nas Mídias Sociais
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários