O futuro da igreja passa pela Internet, diz pesquisa

Afirmar que o futuro da igreja passa pela internet pode ainda deixar alguns cristãos duvidosos, afinal de contas, a igreja sobreviveu a tantas oposições e nenhuma delas conseguiu apagar a paixão dos evangelistas de Cristo que iniciaram a propagação da palavra de Deus até chegar nos dias de hoje. 

Em pesquisa realizada pelo Barna Group no ano de 2015, com pastores evangélicos dos Estados Unidos, a conclusão que se chegou é que o futuro da igreja passa sim pela internet. 

A maioria dos pastores entrevistados (55%), acreditavam que para uma igreja ser eficaz no futuro, ela precisaria ter um site ou presença significativa na Internet. Quinze anos antes, esse número era de apenas 26%. 

Pastores que acreditam ser bom para a igreja ter presença on-line – Barna Group, 2015

Junto a isso, a produção de conteúdos em formatos de textos, mp3, vídeos e outros materiais para download gratuito foi visto por eles como sendo uma boa forma de investimento dos recursos da igreja. No ano 2000, apenas 31% pensava dessa maneira, mas cada vez mais líderes evangélicos vem aderindo às mídias sociais como uma aliada na evangelização. 

As mídias sociais ampliaram o potencial evangelístico 

É fato que a igreja de Cristo nasceu e se expandiu fazendo uso da estratégia de comunicação mais poderosa que existe, o famoso boca-a-boca. E as mídias sociais surgiram em 2004 com uma proposta extraordinária de comunicação, tornar cada pessoa uma mídia em potencial. 

As possibilidades de difusão de conteúdos pela internet ampliaram exponencialmente. Nunca fez tanto sentido o marketing boca-a-boca como nas últimas duas décadas. E anunciar as boas novas de salvação então, vem ganhando a cada dia um novo formato. 

A ordenança do Senhor Jesus em Mateus 24:14, é clara para não haver falsas interpretações:

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14 

Assim como em toda a história a igreja precisou se adequar aos meios de comunicação disponíveis em cada época, em tempos de mídias sociais não é diferente e postergar o uso desse recurso fantástico de comunicação, só retarda o crescimento do evangelho em lugares ainda não alcançados. 

Acredito que as mídias sociais tragam resposta a um pensamento embutido na cabeça de muitos cristãos. Como pregar a palavra para todo o mundo se pessoas nascem e morrem a cada segundo? Seria praticamente impossível atingir a todos! 

Mas esse raciocínio vem sendo desconstruído ao mesmo tempo que a internet se expande para os lugares mais distantes. Isso porque o mundo virtual é atemporal. O conteúdo uma vez publicado, pode ser visto e compartilhado infinitas vezes por pessoas de qualquer parte do universo. Observe o potencial evangelístico que temos na palma das nossas mãos.

Como a igreja está caminhando?

Em outra pesquisa realizada pelo Barna Group em 2017, o relatório apontou que 30% dos cristãos americanos já compartilhavam sua fé nas redes sociais, alcançando conhecidos não cristãos. 

No Brasil, percebe-se que a cultura da evangelização nas mídias sociais tem atraído a atenção de milhares de cristãos por toda parte. Pessoas compartilham diariamente versículos bíblicos, louvores, mensagens edificantes em vídeos e áudios, devocionais etc. 

Porém, a capacitação técnica em comunicação ainda tem sido um empecilho para muitos que desejam criar conteúdos, mas não conhecem os recursos e muito menos as estratégias adequadas à linguagem das mídias sociais. 

É chegado um novo tempo e o futuro da igreja passa pela internet! É hora de buscar conhecimento e capacitação da liderança cristã para que se possa aproveitar todo o potencial midiático em prol do Reino.

Se você gostou desse artigo e deseja se aperfeiçoar para se tornar um evangelista nas mídias sociais, um bom começo é ler o e-book Guia de Evangelização nas Mídias Sociais. Baixe agora, é gratuito!

Clique aqui para receber atendimento no whatsapp

Mas, se o seu interesse é em receber assessoria em comunicação para a sua igreja ou projeto evangelístico? é simples, basta clicar no botão ao lado e será direcionado para o meu WhatsApp.

Que Deus abençoe!

Facebook Comments

Baixe o e-book "7 passos para CRIAR um MINISTÉRIO de COMUNICAÇÃO na IGREJA"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *